segunda-feira, 21 de março de 2011

Projeto " Leitura, janelas para o mundo"

1: IDENTIFICAÇÃO:



 
2:TÍTULO: Ler "Janelas para o Mundo"


3. APRESENTAÇÃO:

O espaço escolar pode ser um aliado na promoção de idéias e práticas que visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Este projeto aponta caminhos e sugestões que conta com a participação da comunidade escolar e público em geral para o desenvolvimento de ações para a promoção de praticas que visa em uma campanha de leitura de livros infantis e juvenis, no sentido de incentivar a prática da leitura.
A Reforma do Ensino, consubstanciado na Lei nº: 9394/96, cuja direção aponta para a educação formativa do cidadão, preocupada com os métodos e recursos, portanto, mais educação do que adestramento, visando fornecer, através do ensino unificado de primeiro e segundo graus, a formação necessária para o desenvolvimento das potencialidades do educando, extinguido a escola verbaliza e centrada no professor. Preconizou uma educação onde o aluno é o principal agente, sob orientação do professor. No entanto, para que os ideais da Reforma sejam alcançados, é preciso que a escola seja estruturada de modo que a aprendizagem dependa em grande parte da leitura de textos.

3.1. OBJETIVO GERAL:

Este projeto tem como objetivo envolver os alunos do Ensino Fundamental da Escola Jorge Vicente S. Santos em uma campanha ao incentivo a leitura de livros infantis e juvenis.

4. OBJETIVO ESPECÍFICO:


• Realizar uma campanha para adiquirir livros para a Sala de Leitura da escola Jorge Vicente Salazar;
• Promover palestra as crianças com o tema “importância da leitura”.
• Desenvolver uma amostra dos livros infantis angariados.



5. JUSTIFICATIVA:


No momento a Educação do Brasil vive momentos de reforma no ensino, como parte de uma política de desenvolvimento social, que prioriza a ações na área da educação. Compreende-se que a formação do aluno, deve complementar como alvo principal a aquisição de conhecimentos básicos, a sua preparação cientifica e capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas à sua área. Neste sentido, a escola tem que propor ao aluno a compreender a dinâmica da sociedade em que vive e perceber-se como elemento ativo, e com capacidade para contribuir por uma sociedade mais justa e solidária.
Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial. Primeiro, a “leitura” do mundo do pequeno mundo em que se movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo da sua escolarização, foi a leitura da “palavra mundo”. Na verdade, aquele mundo especial se dava a ele como o mundo de sua atividade perspectiva, por isso, mesmo como o mundo de suas primeiras leituras.
As palavras de Freire, leva-nos a compreensão da prática democrática e crítica da leitura do mundo e da palavra, onde a leitura não deve ser memorizada mecanicamente, mas ser desafiadora que nos ajude a pensar e analisar a realidade em que vivemos. “É preciso que quem sabe, saiba sobre tudo que ninguém sabe tudo e que ninguém tudo ignora” (FREIRE, p.32).




6. COMO DESENVOLVER:

Inicialmente será divulgada com cartazes a comunidade escolar os objetivos deste projeto, com o intuito de que cada aluno doe um livro para a escola, e também envolver a comunidade como pais, patrocinadores da escola, professores e alunos.
Em seguida será promovida uma palestra de um profissional que possa falar sobre a “importância da leitura na vida das pessoas”.
No final uma amostra dos livros, e promover momentos de leitura para os alunos.


7. CRONOGRAMA:

Tarefas a se realizar
fevereiro
Março
Abril
Maio
Produção do projeto
  

X


Apresentação
do projeto


X


Divulgação


X


Palestra
“Importância da Leitura”


02/04
DIA DO LIVRO INFANTIL


Feira de divulgação dos exemplares doados.




X




8. BIBLIOGRAFIA

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 10 ed. São Paulo: Autores Associados Cortez1985.
LDB - Lei de Diretrizes e Base Lei nº: 9394/96, Ministério da Educação – MEC

Revista Projeto Escolares Ensino Fundamental 1° ao 5° ano - ano 3 n° 26 – Editora ON Lin – 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário